Técnica Mantra90, definindo objetivos e metas para toda a vida

A técnica Mantra90© é um método de projeção inversa que pode lhe ajudar a descobrir metas para toda a vida, alinhada com seus maiores objetivos e metas de vida. Projeção inversa significa projetar-se do futuro para o presente, e não do presente para o futuro como é feito normalmente em qualquer tipo de projeção. Isso pode ser bastante útil para descobrir o que realmente se deseja para a vida. Não apenas para os próximos anos, mas também para as próximas décadas de vida.

Parece muito? Imagine-se com 70, 80 ou 90 anos satisfeito de ter seguido objetivos e metas desde agora. 🙂

Origem da técnica

Em 2015, comecei a me questionar sobre minha vida. Ok, não era a primeira vez que eu fazia isso. Na verdade, eu sempre me questionei sobre o caminho a seguir, o que eu queria da minha vida. Lembro que, pela primeira vez que parei para pensar no que eu queria de objetivos e metas para os próximos cinco ou dez anos, parecia tanto tempo que até deixei de lado. Parecia algo inalcançável. De alguma forma, bem definidos ou não, eu comecei a ter objetivos e metas de médio e longo prazo (1 a 5 anos), para estudos, trabalho e vida de um modo amplo. Mesmo assim, parecia não ser suficiente.

Esse era o problema! Eu ainda não havia encontrado o que eu realmente queria da minha vida no futuro, para toda a minha vida.

Na formação de coaching pessoal e organizacional aprendi a definir metas pessoais, então conhecia ferramentas para isso, mas não era o suficiente. Também aprendi algumas técnicas bastante interessantes para definir metas com a formação de practitioner de programação neurolinguística. Além disso, fazia mais de dois anos que eu trabalhava com coaching e mentoria de equipes para desenvolvimento ágil de software, então sabia como estabelecer metas de curto a longo prazo para times, projetos e produtos, que são semelhantes às metas pessoais. Havia pesquisado em diversos livros. Nada era suficiente ainda.

Desta forma, não conhecia nenhuma técnica que me ajudasse a descobrir objetivos e metas de longo prazo que fossem suficientes para toda uma vida. (Se você souber de alguma, por favor me diga.) Comecei a tentar descobrir uma forma para isso. Por dias, esse foi o meu principal desafio!

Eureka!

Quando eu menos esperava, num “clique” instantâneo, me veio a resposta. Descobri que o problema de estabelecer metas a longo prazo para a vida estava em projetar do agora, do presente, para o futuro. E deveria ser o inverso! Eu deveria projetar do futuro para o presente! Porque, assim com o presente cria o futuro, o futuro cria o presente. Então refleti no que eu gostaria de ter feito quando eu tivesse 50 anos. Achei cedo. Então 60 ou 70 anos? Mais. Então estabeleci 90 anos de idade. Por isso a técnica é chamada de Mantra90. Confirmei essa faixa de idade relembrando de outra técnica, a de visualizar o tempo de vida em quadradinhos, um quadradinho para cada semana da vida. Então a vida toda é visualizada numa tabela de 53 semanas (colunas) e de 90 anos (linhas). O que totaliza 4770 semanas (53 colunas x 90 linhas).

A técnica Mantra90 estava pronta, só faltava utilizá-la na prática! Esperei um bom momento para isso e utilizei a técnica. Incrivelmente, nos primeiros segundos da projeção inversa, muitos objetivos e metas surgiram, e um objetivo principal começou a guiar minha vida desde então. Era algo muito distante a ser alcançado, porém, quando me projetei do futuro para o presente, notei que eu poderia e deveria começar o quanto antes. Eu não sabia como faria exatamente, porém com o passar de alguns meses esse objetivo começou a fazer sentido, e vi a possibilidade de realização disso no futuro.

Como utilizar a técnica Mantra90

Passo 1) Imagine-se com 90 anos.

Esse é o momento de projetar-se no futuro. Imagine como se você próprio estivesse com 90 anos de idade com uma grande satisfação por ter realizado o que você mais queria na vida desde o momento presente. Concentre-se. Se for preciso, feche os olhos, utilize alguns minutos para visualizar, sentir e ouvir os detalhes de você com 90 anos de idade.

Passo 2) Desassocie-se.

Desassocie-se. Pare de se projetar em si próprio com 90 anos.

Passo 3) Imagine-se encontrando com você com 90 anos.

Imagine que você atualmente está encontrando com você próprio com 90 anos. Ao encontrar a sua versão com 90 anos de idade, fique em silêncio, apenas ouça tudo o que será dito por você próprio com 90 anos de idade. Tente ouvir o que será dito dos seus 90 anos de idade até o seu momento presente. Preste atenção a todas as realizações, atitudes, iniciativas, sonhos, objetivos e metas, em todas as épocas futuras de sua vida. Esta pessoa que é você com 90 anos pode ser vista como sendo sua mentora de vida.

Passo 4) Priorize.

Já sabendo destas realizações, sonhos, objetivos e metas que você ouviu de si próprio com 90 anos, priorize o que é mais importante para a sua vida. Se precisar, anote num papel.

Passo 5) Transforme isso em objetivos e metas.

Com o que for de maior prioridade, transforme isto em objetivos de vida. Para cada objetivo, descreva as metas. Esses objetivos e metas podem ser de meses, anos ou até décadas. Busque trazer o máximo de objetivos importantes para o presente, e não para um futuro mais distante. Quanto mais você persistir no momento atual, mais chances terá de ter realizado isso no futuro o quanto antes.

Passo 6) Comece.

Selecione o seu maior objetivo possível para começar, além da sua meta, divida-a em tarefas e comece. Comece agora. Comece o mais cedo possível. Se possível, comece agora, após de aplicar a técnica.

O que fazer se não for possível realizar os objetivos e as metas?

“Você nunca falha até você parar de tentar.” Albert Einstein

Se for algo inalcançável, mantenha anotado e de tempos em tempos releia, refletindo as possibilidades de como isso poderá ser realizado o objetivo ou a meta. O cérebro raciocina de dois modos, o focado e o difuso. O modo focado é quando encontramos uma solução direta e rápida com conexões (sinapses) que já temos criadas. O modo difuso é quando o cérebro trabalha pesquisando e avaliando conexões (sinapses) para uma solução não direta que ainda não conhecemos. Esse é o fato de que às vezes temos insights num momento inesperado. Desta forma você estará utilizando o raciocínio difuso para encontrar possibilidades para seus objetivos e metas, já que o raciocínio focado não encontrou uma possibilidade.

É para toda a vida, mas não é definitivo

Um ponto importante é o de que esses objetivos e metas podem não ser definitivos em sua vida, podendo ser adicionados, alterados ou removidos. Esta técnica serve para projeção no futuro para o presente. Com o passar do tempo, você pode realizar esta técnica novamente para adaptar e aprimorar seus objetivos de vida. Essa é a razão do nome da técnica ter a palavra mantra, pois tem um significado contínuo, uma busca a ser realizada. Além disso, você pode adaptar esta técnica para projeção para uma idade menor ou maior que 90 anos.

Reflexões

Motivação é essencialmente ter motivos para ter ação. A fonte da energia, da motivação, para buscar em seus sonhos, objetivos e metas, está no futuro, nos motivos em que se deseja-se alcançar. A distância entre o momento atual e qualquer objetivo ou meta é medida em esforço produtivo. O quando antes começar, mais cedo se alcançará a meta. A técnica Mantra90 pode auxiliar em buscar os motivos para ter energia e ação.

Esta é uma técnica experimental, espero que lhe ajude. Qualquer dúvida ou sugestões, por favor fale comigo em uma das redes sociais, ou respondendo o email na lista do livro do Mantra da Produtividade.

“Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida.” Rita Lee

Foco!!!
— Dionatan Moura