Alta produtividade com o estado de flow

Quais são os seus desafios e as suas habilidades nas tarefas que realiza? Você se sente apático, com tédio ou com muito controle sobre suas tarefas, por não ter desafios? Ou você se sente muito preocupado, ansioso ou agitado por não ter habilidades suficientes ou desafios além da sua capacidade?

O estado de flow, ou estado de fluxo, é o momento de produtividade máxima em que você usa sua maior capacidade e energia para realizar uma tarefa desafiadora, possuindo as habilidades necessárias. O criador deste conceito é o Mihaly Csikszentmihalyi, em seu livro Flow – The Psychology Of Optimal Experience (2008).

Flow é um mergulho em uma realidade alternativa àquela do dia a dia. É um fluir espontâneo, com ausência de esforço. O que acontece é uma experiência tão imensa que você dá tanta atenção e foco, que esquece de você mesmo durante aquele momento, muitas vezes não pensando se está com fome, sono ou com a cabeça em outras preocupações. Para atingir o flow em uma atividade, é preciso um grande treino e desenvolvimento da técnica e das habilidades relacionadas à tarefa. Veja na figura a seguir o estado de flow:

Ilustração do estado de flow, no qual a alta produtividade vem quando se tem mais desafios e mais habilidades.

Dicas para entrar no estado de flow

Para que o flow se estabeleça, é preciso que sete condições estejam satisfeitas:

  1. Estar completamente envolvido no que se está fazendo; focado, concentrado.
  2. Sentir um senso de êxtase; de estar fora da realidade do dia a dia.
  3. Possuir uma grande clareza interna; saber o que é preciso para ser feito, e quão bem está fazendo.
  4. Saber quais atividades são realizáveis; que suas habilidades são adequadas para aquela tarefa.
  5. Ter um senso de serenidade; sem preocupações consigo, e um sentimento de crescimento.
  6. Atemporal; através do presente focado, horas parecem passar em poucos minutos.
  7. Motivação intrínseca; a recompensa está na satisfação da própria realização da tarefa em si.

Para ter uma alta produtividade, é necessário sair da zona de conforto e buscar a zona de flow. Você pode entrar em flow mais facilmente quando estiver no estado de agitação (arousal), ou no estado de controle (control). A ideia é aumentar os desafios ou suas habilidades, para entrar no estado de flow.

Tenha consciência de que o desafio é temporário. Algo que é desafiador no presente poderá não será mais tão atrativo no futuro. Por esta razão, assim que o desafio estabilizar, procure novos.

Atividades em flow

É possível entrar no estado de flow em qualquer tipo de atividade que possua desafios e em que a pessoa possua as habilidades necessárias. Pode ser tocando um instrumento musical, realizando exercícios difíceis de um livro, jogando um esporte, pintando um quadro, fazendo pesquisas científicas, palestrando em uma conferência, entre muitas outras atividades.

Normalmente, quando vimos pessoas altamente produtivas que atingiram grandes resultados, é porque usavam o estado de flow. Um ótimo exemplo é o do autor americano Stephen King, o qual já escreveu dezenas de livros que venderam mais de 350 milhões de cópias. Ele escreveu o livro The Running Man (O sobrevivente) em apenas uma semana no ano de 1982 (KING, 2015).