Gestão de Tempo

Estou sem tempo. Esta é uma frase que costumamos dizer (e ouvir) bastante. Seu significado é “não tenho prioridade suficiente para isso neste momento”. Todos temos tempo, exatamente 24 horas por dia. O que podemos fazer então é gerenciar o tempo para otimizá-lo.

E como o gerenciamos? Tendo foco, realizando uma tarefa de cada vez, diminuindo distrações e interferências, e melhorando nossa organização. Porém, precisamos é de técnicas para nos orientar a atingir esses itens. Seria um tanto simplório dizer basta ter foco sem dizer como ter foco.

O que é o tempo?

Pela ciência da física, o tempo é apenas uma das 11 dimensões do Universo, de acordo com a Teoria-M, teoria que unifica todas as versões consistentes da Teoria das Supercordas (ABDALLA, 2005). Destas 11 dimensões, podemos perceber quatro delas: uma é temporal — o tempo —, e as outras três são dimensionais — altura, largura e comprimento.

O tempo depende da nossa percepção: quanto mais estamos presentes no que estamos fazendo, mais rápido parece passar o tempo, pois damos foco na atividade com a máxima produtividade e não prestamos atenção no tempo passando.

No Mantra da Produtividade, serão apresentadas técnicas para utilizar o tempo a favor de você em todos os níveis de granularidade de tempo: minutos, horas, dias, semanas, meses e anos. As técnicas Pomodoro, Chunking e Flowtime são para a gestão do tempo no nível de minutos a horas. Já o planejamento do próximo dia é para a gestão do tempo no nível de dias, o planejamento semanal para a gestão do tempo no nível de semanas, e a agenda pessoal para a gestão do tempo no nível de meses.