Agenda pessoal

Você já esqueceu de ir a algum compromisso ao qual deveria ter ido? Você costuma não tomar notas das datas de tarefas importantes?

Utilizar uma agenda pessoal é uma técnica simples e, mesmo que antiga, eficaz. Sabemos que é preciso de uma agenda quando temos muitas tarefas e pendências para lembrar. A ideia é não confiar apenas na memória.

Um efeito interessante que ocorre quando usamos uma agenda é que ficamos seguros de que o evento vai acontecer, visto que está lá anotado, e a preocupação com aquilo já diminui. Você pode utilizar uma agenda em papel ou na forma de um aplicativo de computador desktop ou web, tal como Google Calendar (Google Agenda) ou Microsoft Outlook.

Utilizando a agenda pessoal

  • É interessante utilizar uma ferramenta de agenda para automatizar os lembretes.
  • O benefício de ter uma agenda em papel é de poder usá-la e personalizá-la livremente.
  • Para utilizar agenda em papel e agenda eletrônica juntas, será preciso manter ambas atualizadas.
  • Além de agendar lembretes para o evento em si, agende lembretes para preparação antecipada. Por exemplo, se você tem uma prova da faculdade importante no mês que vem, agende a prova e os estudos dias antes.
  • Quando houver muitas reuniões agendadas, reserve horários na agenda para produzir tarefas sozinho, assim garantindo tempo para si.
  • Crie o hábito de agendar qualquer coisa que precise ser lembrada.

Para a agenda pessoal, assim como para o planejamento do próximo dia e para o planejamento semanal, recomendo mais uma vez o Google Calendar (ou Google Agenda) e o Todoist.