Como tornar o tempo o seu amigo? Você trabalha ou estuda sem parar por horas, e mesmo assim se sente sem foco? Parece que as coisas não vão para a frente? Suas distrações andam consumindo a maior parte do seu tempo? Você deixa tarefas importantes para depois?
A técnica Pomodoro, desenvolvida em 1980 por Francesco Cirillo, é um método simples e poderoso para ter foco, gerenciando o tempo de um modo efetivo.
Pomodoro é o nome do período de tempo com duração de 25 minutos no qual se realiza somente uma tarefa por vez, evitando ao máximo todo e qualquer tipo de distração e interferência. A cada pomodoro realizado, você faz uma pausa curta de até 5 minutos. A cada quatro pomodoros, você faz uma pausa longa de até 30 minutos.
Aplicando pomodoros
Dica! Use Pomodoro principalmente quando se tem pouco foco, e a procrastinação é forte e constante.
Para aplicar a técnica Pomodoro, siga as instruções a seguir:
- Antes de começar o pomodoro, procure ao máximo possível não ter interrupções. Coloque seu celular no silencioso e desligue a internet dele, feche os aplicativos de e-mail e de conversação no computador, desligue a televisão ou o que mais puder interromper seu foco e sua atenção.
- Comece um pomodoro com uma duração exata de 25 minutos.
- Utilize um alarme para ter foco total na atividade e não precisar verificar o tempo no relógio. A maioria dos celulares possui aplicativos de contagem de tempo e alarme. Diversos websites oferecem essas funcionalidades, e você pode vê-los no box mais à frente.
- Trabalhe na tarefa até quando o pomodoro acabar. Se a tarefa acabar durante esse pomodoro, prossiga nele pegando a próxima tarefa.
- A cada pomodoro realizado, você faz uma pausa curta de 3 a 5 minutos (você escolhe).
- A cada 4 pomodoros, você faz uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos (você escolhe).
- A quantidade de pomodoros é ilimitada, ou seja, você pode realizar quantos pomodoros forem necessários.
- Durante o pomodoro, caso você lembre que precisa fazer algo não relacionado à tarefa atual, anote isso e continue na tarefa.
- Para ver seu progresso, você pode anotar cada pomodoro e cada tarefa realizada ao longo do tempo.
Dicas para realizar bons pomodoros
- Sua produtividade pode ser medida na quantidade de pomodoros que são realizados por dia. Desse modo, você poderá planejar quantos pomodoros poderá realizar ao dia, além de se motivar com a produtividade.
- Tenha foco durante cada pomodoro. Interrupções internas e externas sempre existirão, então tente ao máximo evitá-las. Não leia e-mails, não abra redes sociais e não olhe o celular, exceto quando isso fazer parte da tarefa. Espere um pouco até a chegada do intervalo entre pomodoros para isso.
- Você notará que muitas interrupções não urgentes poderão aguardar até o final de cada pomodoro, ou até mais tempo ainda.
- Sua mente estará sempre buscando por algo, e isso muitas vezes é apenas uma boa desculpa para procrastinar. Apenas siga em seu pomodoro.
- Utilize os intervalos de pausa. Eles vão se tornando mais necessários a cada pomodoro realizado no dia. Não acumule cansaço físico ou mental. Cuide da sua energia.
- Aproveite os intervalos de pausa para se alimentar, respirar profundamente algumas vezes, ir ao banheiro, se levantar da cadeira, se espreguiçar, se alongar ou meditar. É a sua recompensa por ter cumprido um pomodoro completo 🙂
- Melhore continuamente a qualidade de seus pomodoros. Ao final do dia, reflita quantos pomodoros você conseguiu fazer e qual foi a qualidade do foco neles. Use essa reflexão para melhorar a técnica e diminuir interrupções.
- Anote todas as tarefas a serem feitas que você se lembra, não precisando mais se relembrar o que deve ser feito.
- Caso esteja sem motivação e sem foco, comece apenas com um pomodoro para realizar uma tarefa fácil, simples e/ou rápida para começar. Essa tarefa vai ajudar a trazer a recompensa de ter realizado algo, gerando motivação e mais foco para os próximos pomodoros.
Exemplo do uso pomodoros
Toda vez que preciso de um foco imediato, uso um pomodoro para começar logo. O primeiro pomodoro já quebra a procrastinação e me dá uma sensação de progresso, que me faz ter mais motivação para seguir nos próximos.
Utilizo o timer do meu celular para contar os 25 minutos, e então tocar o alarme. Normalmente, as tarefas que realizo com pomodoro duram mais que 25 minutos, então uso alguns pomodoros para cada tarefa e faço as pausas curtas.
Eu já realizei centenas de pomodoros. Fiz a maior parte do meu trabalho de conclusão da faculdade e da dissertação de mestrado utilizando esta técnica. Realmente foram muitos pomodoros. Até hoje utilizo a técnica, especialmente quando preciso restabelecer meu foco nas tarefas. É simples começar.
Aplicativos Web para Pomodoros
Para cronometrar os pomodoros, você pode utilizar as ótimas ferramentas gratuitas na web, que são:
- http://e.ggtimer.com/25min
- http://marinaratimer.com
- http://tomato-timer.com
- http://www.tickcounter.com/25minutes
O que fazer quando Pomodoro não ajuda mais?
Por muitas vezes, ao acabar os 25 minutos, notamos que estamos motivados, com alto foco, e precisamos fazer a pausa curta de 3 a 5 minutos. Porém, estamos rendendo bem com um alto foco! Por que parar?
É para isso que existem as outras duas técnicas do Mantra da Produtividade, o livro que estou lançando pela editora Casa do Código. A primeira técnica se chama Chunking, criada em 2015 pelo Jurgen Appelo, criador do Management 3.0. É uma extensão ao Pomodoro. Em vez de 25 minutos, você pode escolher de 10 a 60 minutos. A outra técnica se chama Flowtime, de minha criação, a qual você escolhe o tempo de 10 a 90 minutos. Porém, quando o flowtime acabar, você se questiona se ainda tem foco suficiente para seguir em frente. Para saber mais sobre o Flowtime, acesse a página do Mantra da Produtividade
Conheça mais técnicas no livro do Mantra da produtividade!
Link para o livro www.casadocodigo.com.br/products/livro-mantra-produtividade
Foco!!