Técnica Chunking: método flexível para ter foco

A técnica Chunking foi criada recentemente em 2015 pelo Jurgen Appelo, criador do Management 3.0 (APPELO, 2015). Esta é uma técnica semelhante à Pomodoro, porém não utiliza períodos de tempo fixo, e sim períodos de tempo variáveis denominados chunks.

Um chunk de trabalho é qualquer atividade de foco que dura de 10 a 60 minutos, com a média sendo menor que 30 minutos. Você escolhe o tempo do chunk de acordo com a tarefa e sua disponibilidade de tempo. Isso traz a flexibilidade também para utilizar espaços curtos de tempo do dia a dia entre atividades.

Um chunk de trabalho pode ser uma tarefa autocontida e completa (tal como esvaziar os e-mails da caixa de entrada). Um chunk pode ser também uma fatia bem definida de um projeto maior, tal como a primeira parte de uma apresentação. Ou pode ser também um conjunto de tarefas pequenas e não relacionadas, tais como tarefas de uma lista de afazeres (checklist).

Cada chunk é um período focado de 10 a 60 minutos, com intervalos desejáveis

Aplicando chunkings

Três requisitos cruciais são definidos para os chunks:

  1. Eles têm um início e um fim naturais e lógicos.
  2. Não podem ser interrompidos.
  3. Pausas entre chunks são bem-vindas (e desejáveis).

Para utilizar melhor os chunks, veja as dicas a seguir:

  • É interessante ter experiência na técnica Pomodoro antes de utilizar a Chunking. Após alguns ou algumas dezenas de pomodoros, você sentirá a necessidade de partir para o Chunking, podendo assim saber diferenciar e usar a melhor técnica de acordo com o contexto.
  • Mesmo depois de utilizar extensivamente Chunking, é interessante manter os pomodoros como opção.
  • Use chunking de períodos maiores (40 a 60 minutos) quando estiver com uma boa energia, motivado e com foco.
  • Quando não estiver conseguindo realizar um chunk por completo, avalie suas tarefas e sua energia. A tarefa está alinhada com seu propósito? Esta tarefa lhe motiva? Veja técnicas e dicas existentes nos capítulos 4. Gestão de tarefas e 5. Gestão de energia que lhe ajudarão.

Exemplo do uso de Chunking

Bom, neste momento em que escrevo esta frase (00:36 da madrugada de um domingo de agosto de 2015), utilizo um chunk de 30 minutos. Na verdade, estou usando chunking praticamente na escrita inteira deste livro (entre alguns pomodoros).
A maioria são chunks de 40 minutos, pois é um bom ritmo para mim.

Na minha experiência, eu já utilizava chunks antes mesmo de a técnica ser criada. Quando você usa Pomodoro, você sente diversos benefícios imediatamente. Porém, também sente alguns problemas com o tempo, pois pomodoros não se adaptam ao contexto, e suas pausas podem atrapalhar o bom fluxo da produtividade. Chunking é uma evolução natural da técnica Pomodoro.

Para cronometrar os chunks, uma ótima ferramenta gratuita na web é a E.gg Timer, em http://e.ggtimer.com/45min. Veja que esse link aceita personalizar o tempo, por exemplo, http://e.ggtimer.com/40min para 40 minutos.