Scrum não é para Gestão Ágil de Projetos

Faz tempo que ouço esse termo “Scrum para Gestão Ágil de Projetos”. O que é uma contradição. Scrum é para Desenvolvimento de Produtos.

Mas qual a diferença? O que você realmente pretende com Scrum? Gerir um projeto de uma forma ágil? Leia o PMBOK, tem lá uma parte ágil. 🙂

Em Desenvolvimento Ágil de Software, fala-se de Desenvolvimento de Produtos, porque sabe-se que Software não é algo que se constrói, coloca em produção e ninguém mais precisa cuidar. Um antipadrão é construir o software num time de projeto, e depois fazer uma KT (knowledge transfer – como se conhecimento se transferisse facilmente) para um time menos preparado de suporte ou manutenção. Um time de produto, um time ágil efetivo, trabalha tanto no desenvolvimento de novas funcionalidades quanto em melhorias, dívidas técnicas (dívidas, não débito, pois possui juros) e bugs.

Scrum fala muito de Empirismo. Ou seja, muito de descoberta existe durante o desenvolvimento do produto, e isso serve como feedback para desenvolver um melhor produto, de acordo com as expectativas do cliente, do negócio, do usuário. Como se planejaria isso no início de um projeto? Dificilmente.

Ok, mas preciso gerir um projeto, o que eu faço? Tudo bem utilizar Scrum, é um método que vai ajudar sim a ser um projeto mais ágil, com menos riscos, maior engajamento das pessoas, clientes e usuários. Mas entenda, não é o propósito real do Scrum. Tente buscar a troca de projetos para produtos. Mesmo que se fale em projeto, pense em produto.