“V.23. Reflete com frequência na celeridade com que seres e acontecimentos se tornam passado e se dissipam. Com efeito, a substância é como um rio em um fluxo ininterrupto, ademais, as forças atuantes encontram-se em um processo contínuo de transformação, enquanto as causas mudam de inúmeras maneiras. Além disso, quase nada é estável, e há, diante de nós, extremamente próximo, um vazio imenso e infinito do pretérito e do futuro em que tudo desvanece. Como poderia então deixar de ser tolo o indivíduo que se enchesse de orgulho, se atormentasse ou se lamentasse como se durante algum tempo, ou muito tempo, fosse presa de uma perturbação causada por alguma coisa?
V.24 Recorda-te da substância total na qual tens a menor das participações, do tempo total do qual a ti coube um curto e minúsculo intervalo e do destino do qual constituis uma débil parte!”
Marco Aurélio, em seu livro Meditações.
Dentre este e outras citações, a Visão de Cima (do inglês, The View From Above), é um dos exercício estoicos mais difundidos. Iremos praticar essa meditação e após bater um papo num espaço aberto e seguro de discussão. Todos níveis de conhecimento e experiência são bem-vindos.
Inscrições em https://www.meetup.com/estoicismo/events/282613812/
Slides da Meetup