O Nexus: para escalar e gerenciar grandes projetos ágeis

Essa é a tradução do artigo “The Nexus: for scaling and managing large agile projects” da Scrum.org.

O Nexus é o exoesqueleto para escalar Scrum. Ele guia o coração da questão de escalar – continuamente identificando e removendo dependências criadas pelo aumento da complexidade. Ele é construído no framework do Scrum e valores existentes. O resultado é um grupo efetivo de desenvolvimento acima de 100 pessoas utilizando as melhores práticas da indústria. Para maiores iniciativas, criando famílias de produtos ou interoperando unidades funcionais, foi criado o Nexus +, uma unificação de mais de um Nexus.

TheNexusBacklog do Produto
Uma lista ordenada de uma única fonte de requisitos para o Nexus. O trabalho de todos Times Scrum individuais é contido neste único Backlog do Produto.

Time de Integração
Um Time Scrum cujo trabalho primário é coordenar e guiar o trabalho dos Times Scrum Nexus. O Time de Integração consiste de um Scrum Master, Dono do Produto, e pessoas com habilidades necessárias.

Reunião de Planejamento da Sprint Nexus
Um evento que cria um plano para o próximo trabalho de Sprint para todos os Times Scrum dentro do Nexus. Esta reunião é estruturada para extrair as dependências, habilitar o trabalho coordenado, e entregar um Incremento integrado.

Backlog da Sprint Nexus
Um plano de alto nível que coordena o trabalho para todos os Times Scrum dentro do Nexus, ressaltando dependências entre times.

Reunião Diária Nexus
Uma reunião de planejamento diário onde os representantes dos Times Scrum de um Nexus avaliam e replanejam o trabalho no Backlog da Sprint.

Revisão da Sprint Nexus
Um evento que coordena totalmente o progresso por inspecionar o Incremento integrado e fazer adaptações apropriadas para o trabalho futuro planejado.

Incremento Integrado
O incremento da funcionalidade criada por todos os Times Scrum ao final da Sprint. A definição de “Pronto” é compartilhada entre os múltiplos Times Scrum.

Retrospectiva da Sprint Nexus
Um evento onde o Time de Integração e representantes dos Times Scrum do Nexus avaliam e melhoram como o Nexus opera.

Os termos foram mantidos da tradução existente do Guia do Scrum http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf Tradução realizada por Dionatan Moura.

Links referenciados:
https://www.scrum.org/Resources/Nexus
https://kenschwaber.wordpress.com/2015/01/30/more-on-scaling-scrum/
http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf

Observações:

Em seu blog, o autor Ken Schwaber comentou no dia 01 de fevereiro que mais materiais estão por vir nas próximas semanas (nada ainda surgiu). E também deixou um recado:

“Aqueles de vocês que tem investido e tentado metodologias comerciais para escalar tais como SAFe vão descobrir que esse workshop poderá preencher bem a lacuna que você notou quando teve que realmente estabelecer e rodar um desenvolvimento de software escalado.” Ken Schwaber

Anúncios

Um comentário em “O Nexus: para escalar e gerenciar grandes projetos ágeis”

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s