Como resgatar a produtividade pessoal?

Por certos momentos da vida tínhamos objetivos bem definidos e um alto foco, nos dedicávamos dia a dia com toda a vontade e persistência. Tudo o que fazíamos era pensando nas metas. Estávamos motivados e aquilo nos trazia uma grande satisfação. Poderia ser estar estudando algum curso, ou então trabalhando.

E por muitas vezes perdemos o foco. Cansamos, seja física ou mentalmente. Nos distraímos dos objetivos que tínhamos e então não voltamos mais. E assim passa um bom tempo. Lembramos do passado como bons velhos tempos que éramos produtivos, que éramos mais novos e então tínhamos mais disposição e energia. Éramos mais produtivos, tínhamos o raciocínio mais apurado, cansávamos menos. Então chega o momento que você se depara com uma insatisfação, um sentimento que você poderia estar fazendo muito mais, que apesar de seus desafios na vida, você sabe que poderia estar fazendo mais. Afinal, o que aconteceu? Você até tenta resgatar a motivação e voltar a ser produtivo, mas logo perde o foco novamente e não sabe por que está querendo voltar a ter produtividade.

E então nos questionamos: O que está acontecendo comigo? Como posso resgatar minha produtividade?

Lembra que você tinha grandes desejos e objetivos de vida? As metas e desafios que te faziam ir em frente e ter foco. A razão para ter uma alta produtividade é ter um grande motivo para isso! É necessário primeiramente definir objetivos e metas para ter um motivo real para ser produtivo. Quais são os seus próximos objetivos? Quais metas você pode definir para realizar esses objetivos?

Reflita. Se for necessário, reflita por alguns dias.

Tendo um ou mais objetivos para sua vida, seja um objetivo pessoal, de estudos, de trabalho, agora você pode definir suas metas.

A energia da produtividade vem da motivação de ter o objetivo realizado na vida. Toda vez que se sentir sem produtividade, busque a energia da motivação de ter o objetivo realizado na vida.

Técnica para definir Objetivos e Metas

Cada objetivo é composto de uma ou mais metas, dependendo do tamanho do objetivo. Quanto maior o objetivo, provavelmente mais metas serão necessárias.

Revise cada meta com as perguntas:

  • A meta é específica e clara?
  • Quais resultados esperados da meta?
  • A meta é importante?
  • A meta traz desafios?
  • A meta é viável de ser realizada?
  • De que forma a meta será realizada?
  • Quando a meta deverá estar realizada?
  • Como o progresso de realização será acompanhado?

-> Para baixar um modelo (.doc) para a escrita de objetivos e metas, clique aqui.

Produtividade pessoal restabelecida

A produtividade pessoal é um caminho a seguir, e por isso é necessário estar atento aos desvios que a vida nos traz. Mudanças no caminho sempre virão e precisamos estar continuamente aprendendo novas dicas e técnicas para a produtividade pessoal.

Cadastre-se na minha lista de emails para receber mais dicas sobre produtividade pessoal e ter informações em primeira mão do meu novo livro sobre técnicas de produtividade pessoal, chamado O Mantra da Produtividade, que será publicado em junho pela editora Casa do Código.

Clique aqui para se cadastrar na lista e receber mais dicas.

– Imagem de indrabastari sob licença https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/.
Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s