Como manter a motivação durante o progresso de uma meta?

Quantas vezes já perdemos a motivação inicial durante a busca de uma meta? Sabemos que a meta é importante, porém perdemos a motivação e a energia ao longo do caminho, e em algum vezes até desistimos da meta por não sentir mais tanto valor.

Esses dias, eu estava conversando sobre metas pessoais com um grande amigo, e ele me perguntou:

Tu sente felicidade trabalhando para atingir a meta? Ou seja, a busca da te dá felicidade, ou tu pensa que quando atingir a meta é que tu vai ter isso?

A minha resposta é que sim, que normalmente tenho satisfação desde o início até o final da meta… Porém é necessário entender como funciona a energia da motivação para manter uma boa produtividade, desde o início até o final da meta. E há um ponto-chave nisso!

E qual é o ponto-chave?

Primeiramente é necessário entender que existem três partes essenciais na busca de uma meta:

  1. Definição da meta. Ao estabelermos uma meta, nos sentimos felizes e motivados com o que resultado, com a grande recompensa que teremos após a dedicação necessária.
  2. Progresso da meta. O ponto-chave está aqui. Como podemos nos sentir felizes, motivados e com energia para sermos produtivos durante o progresso da meta? É necessário ter pequenas recompensas.
  3. Resultado da meta. É quando obteremos o resultado da meta atingida. É a grande recompensa.

Como se manter a motivação durante o progresso de uma meta?

O ponto-chave está em ver o progresso da meta. Muitas vezes achamos suficiente termos uma meta e nos esforçarmos para que ela aconteça. E a motivação? Por muitas vezes nos esforçamos muito e mesmo assim perdemos a motivação. Por muitas vezes perdemos o foco na meta por não sentirmos resultados ao longo do tempo, não sentirmos que estamos progredindo, principalmente quando a meta dura um bom tempo.

O segredo para se manter motivado está em ter pequenas recompensas! Pequenas recompensas que façam ver o progresso da meta. Sentir que se está progredindo em direção à meta é o que nos motiva dia a dia!

Uma pequena recompensa pode ser:

  • a conclusão de uma tarefa que faça parte da meta. Para isso, divida a meta em pequenas tarefas, de preferência que tenham a duração de menos de um dia. Você precisa estudar para um concurso? Cada tarefa será uma parte de cada conteúdo;
  • a evolução da porcentagem concluída da meta. Para isso, quantifique a meta. Você precisa estudar 50 itens para um concurso? Cada item vale 2% da meta.

Cada pequena recompensa é um reforço para a motivação na busca da meta, o que em algumas semanas pode se tornar um hábito. E quando a busca pela meta se torna um hábito, a motivação será constante, gerando a energia para ter uma boa produtividade até atingir a meta.

Quer saber mais? Acompanhe o lançamento do livro o Mantra da Produtividade!

Gostou da dica deste post? No livro O Mantra da Produtividade haverá muito mais! Cadastre-se na minha lista de emails para receber mais dicas sobre produtividade pessoal e ter informações em primeira mão do meu novo livro sobre técnicas de produtividade pessoal, chamado o Mantra da Produtividade, que será publicado em junho pela editora Casa do Código.

Clique aqui para se cadastrar na lista e receber mais dicas.

Foco!

Imagem adaptada de jeff_golden, sob licença (CC BY-SA 2.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/
Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s